Crônicas do Bloco de Notas – Anotações nº 14

Chamando os leitories de Técnicas Sanguíneas!

Feliz Ano-Novo!

(Eu ia dizer “Então, feliz Ano Novo”, mas estou tentando me livrar do meu cacoete do “então” e descobri que Ano-Novo é hifenizado!)

A verdade é que eu estou triste. Queria estar mais animada enquanto escrevo, porque eu tenho boas notícias! Mas a vida às vezes tem dessas, e a tristeza é como uma dor de dente, e mesmo depois de ir ao dentista podem ser dias ou semanas mastigando de um lado só, evitando bebidas quentes ou comidas fibrosas e qualquer coisa que encoste naquele cantinho e te faça lembrar que ele ainda não está curado.

Mas chega disso. Como eu falei, minhas notícias são boas!

Revelação de capa

A parte 2 de Técnicas Sanguíneas tem uma capa nova!

Assim como a capa original, a nova versão foi feita pela Coral Daia, e a comparação entre as duas ilustrações te dá uma pista sobre o que esperar da história.

Capa ilustrada com fundo degradê. O topo é preto e começa a clarear para roxo e um tom mais rosado. Contra a parte preta está o título "Técnicas Sanguíneas" em vermelho com brilho metálico e "A. C. Dantas" em letras brancas. Abaixo, contra o fundo bordô, a silhueta de um homem com uma arma no coldre da coxa, caído d e joelhos, numa posição de quem quer fugir, com duas perfurações no pescoço. O homem está preso nos pulsos e tornozelos por correntes brancas que saem da mão de uma pessoa usando kimono no lado direito da tela. Vindo do lado direito, vinhas delicadas com flores douradas ocupam o fundo da imagem, até o fim do degradê, que é vermelho.

Capa ilustrada com fundo degradê. O topo é preto e começa a clarear vermelho escuro. Contra a parte preta está "A. C. Dantas" em letras brancas, o título "Técnicas Sanguíneas" em vermelho com brilho metálico e o subtítulo "parte 2" em letras brancas também. Abaixo, contra o fundo bordô, a silhueta de um homem ajoelhado com um joelho no chão e o rosto erguido. O homem está preso nos pulsos e tornozelos por correntes brancas frouxas que se originam do lado direito da tela. Vindo do lado direito, vinhas delicadas na cor preta, sem folhas, e uma revoada de pétalas douradas sendo levadas pelo vento.

O que esperar de Técnicas Sanguíneas: Sol Cruel

Em primeiro lugar: se tudo der certo, Sol Cruel começa a ser publicado na metade de fevereiro, e terá cerca de 20 capítulos.

No fim da parte 1, Daisuke declarou a Haruka que trabalharia para ela. Em Sol Cruel, Haruka vai colocá-lo para trabalhar. Vai ser um período onde Daisuke vai aprender muito mais sobre o mundo vampiro do qual faz parte, e enquanto faz serviços aleatórios para Haruka ele vai tentar alcançar alguns objetivos pessoais.

Veremos mais dos subordinados do Akihito e os outros líderes de gangue da cidade, cenas do passado da Haruka e da Alana, e algumas coisas sobre os caçadores que foram transformados na mesma noite que o Daisuke.

Se você ainda não leu a parte 1, essa é a sua oportunidade de ler pausadamente e terminar os doze capítulos já disponíveis bem a tempo do lançamento da parte 2:

E se você já leu a parte 1, o que acha de receber acesso adiantado à parte 2? Estou procurando leitores beta para me dar opiniões sinceras sobre o texto.

Leitores beta são como usuários beta em aplicativos: vocês acessam o conteúdo antes pra ver se funciona. Quando vocês dizem “🤣” numa parte que eu escrevi pra ser “😭” eu sei que não consegui transmitir o clima certo, então acredite: não é preciso ter prática, nem tampouco habilidade. Só me fale o que você sentiu enquanto lia — que partes foram gostosas de ler, que partes deram trabalho, que personagens te deixaram curiosa — e você já vai ter me ajudado demais.

Caso queira fazer uma betagem dos primeiros 5 capítulos, responda esse e-mail!

Outros planos para 2024

Esse no quero lançar um romance que já está há bastante tempo na gaveta: “Os breves encontros entre Ezequiel Greed e a Morte”.

Essa história é uma aventura para público jovem focada na busca do jovem Ezequiel Greed pela cura da maldição da família. Ele pertence a uma raça de imortais, mas a maldição causa dores crônicas enquanto rouba sua energia vital, reduzindo sua expectativa de vida à de um humano normal. Por oitocentos anos membros da família Greed procuraram por feitiços e artefatos que pudessem desfazer a maldição, mas nenhum obteve sucesso. Agora Ezequiel é o último Greed vivo, e parece que todo o seu talento mágico não vai ser o suficiente, o que faz com que uma jovem bruxa iniciando sua carreira mágica decida ajudá-lo.

O manuscrito já passou por uma leitura crítica, e assim que Técnicas Sanguíneas estiver bem encaminhado eu vou poder me concentrar em fazer as alterações necessárias nele.

Enquanto isso eu tenho alguns contos prontos que estão pedindo para serem lançados, mas ainda não tenho nomes e datas para revelar.

Notas de rodapé - Favoritos de 2023

De acordo com a Aline Valek, dá azar não postar uma lista dos seus favoritos antes do fim do ano. Essa newsletter está vindo em janeiro, mas 31 de dezembro eu fiz um post dos 5 livros favoritos no Instagram. Para quem gosta de redes sociais, eu vou tentar ser mais ativa por lá, mas para quem quer fugir desse inferno, continuamos tendo a newsletter e o blog.

Escolher cinco livros favoritos é sempre muito difícil, mas até a lista de 12 livros usando o template da Ana Paula (@anaestalendo no Twitter, chequem o site dela!) foi complicada. Li muitas coisas incríveis este ano.

Texto: top 12 leituras de 2023. a imagem tem um fundo fazendo um gradiente de roxo até Rosa (esquerda para direita) com vários desenhos de livros e outros objetos bem clarinhos. no centro há um retângulo branco de bordas arredondadas com o desenho de um pequeno astronauta lendo e as capas dos seguintes livros: Antes que o café esfrie Greywaren Máscaras para os Mortos A marca do Zorro The Lightning tree Timeless Laura Jean vive terminando comigo Drácula Nimona Master of One Pedro Páramo Legends & Lattes

Acho que de favoritos não literários, o que eu sinto que preciso sair por aí falando para todo mundo é o desenho “Star contra as forças do mal”, disponível no Disney+.

Da primeira vez que tentei assistir achei o estilo do desenho muito aleatório e episódico para o meu gosto, mas já tinham me falado que um dos pontos altos era o desenvolvimento dos personagens e relacionamentos, e decidi dar uma segunda chance. E santa pizza.

Star contra as forças do mal é uma história de amadurecimento. Nos primeiros episódios a princesa Star Borboleta é mandada para um intercâmbio na Terra porque ela não para de fazer bagunça em sua dimensão nativa de Miwne, e ela é uma adolescente de 14 anos feliz e despreocupada que tem alguns atritos com a mãe rígida. Esses primeiros episódios são meio soltos, cada dia resolvendo uma aparição do “monstro da semana” — às vezes literal, já que existem monstros tentando roubar a varinha mágica dela, às vezes metafórico, na forma de uma amiga mais vida loka que ela ou um estudante de intercâmbio trapaceiro — e aprendendo uma lição com isso.

Num desenho infantil comum, todas as lições aprendidas em um episódio são esquecidas no próximo para manter o fator comédia, mas em Star não: as lições ficam com os personagens. Um personagem com problemas para lidar com a raiva trabalha nisso e vai melhorando ao longo das suas aparições no desenho. Casais com relacionamentos tempestuosos terminam e voltam e às vezes terminam de novo. Covardes tentam se tornar mais corajosos e egoístas recebem a oportunidade de fazer coisas pensando nos outros primeiro. Se fosse só um slice-of-life com essas características já seria adorável, mas o desenho também tem uma trama de intriga e aventura e magia que começa a aparecer lá pelo episódio 8 (que é o 15 e 16, porque o desenho é daqueles de “dois episódios por episódio”) e senhores… que trama. Tudo bem que eu assisti o final da última temporada numa época de hormônios exagerados, mas como eu chorei. Chorei de soluçar e escorrer ranho, torcendo pras coisas serem diferentes até o último segundo.

10/10, recomendo. Espero escrever sobre alguns aspectos do show no meu blog, com mais calma, mas se enquanto isso algum de vocês quiser assistir e vir surtar na minha DM, seria um praazer.

bannerdo desenho animado Star contra as forças do mal. A ilustração tem o título no lado esquerdo e do lado direito, em primeiro plano, uma ilustração da Star erguendo sua varinha mágica e chutando um mostro na cara, com seu amigo Marco ao lado. Star é uma garota brancac e loira de cabelo comprido usando um vestido verde e meias compridas rosa. Marco é uma garoto de pele num tom mais escuro (estabelecido como hispânico) e cabelo castanho curto usando um moletom vermelho. Atrás deles, vários monstros figurantes.

Então é isso, obrigada por estarem aqui comigo. Eu adoro ouvir as respostas e comentários de vocês, então não sejam tímidos!

A próxima newsletter vem antes do primeiro capítulo de Técnicas Sanguíneas: Sol Cruel.

Join the conversation

or to participate.