Anotações No20 — De volta nos eixos

2025 começou bem. Recrutando betas para Técnicas Sanguíneas e falando de lançamentos.

Saudações, galera!

Eu sei que existe esse costume de ficar dizendo "feliz ano novo" pras pessoas durante janeiro inteiro, pra cada pessoa que você está vendo pela primeira vez naquele ano, mas pra mim é muito esquisito dizer isso sendo que já estou há quatro semanas trabalhando em projetinhos diversos, me esforçando pra trazer pra vocês alguma coisa melhor que "minha vida está uma loucura, não posso fazer promessas". Durante a maior parte do ano passado eu estava numa jornada de trabalho dupla: física nuclear durante o dia, e professora de matemática à noite. Não estava sobrando o suficiente de mim para ser escritora nas horas vagas. Mas a última dose de loucura da minha vida foi boa: passei em um concurso, isso virou minha rotina de ponta cabeça, mas agora que as coisas estão estabilizadas eu não preciso mais da jornada dupla, e já posso anunciar orgulhosamente que em janeiro eu consegui escrever! Então vamos às novidades.

Caso alguém seja novo aqui

Caso alguém tenha acabado de assinar a minha newsletter, ou encontrado ela no feed do Bluesky, talvez seja conveniente eu me apresentar.

Foto de Ana Carolina Dantas, uma mulher branca usando uma blusa preta de bolinhas laranja e um grnade laço vermelho na cabeça. Seu cabelo é cacheado e curto e ela usa óculos em forma de gatinho.

Oi, eu sou a Ana, e eu escrevo histórias sobre pessoinhas sentindo sentimentos, mas com magia, dragões navinhas e outros apetrechos de ficção especulativa. Tenho alguns contos publicados na Amazon, e se você puder comprar meus livros por lá, isso me ajuda demais.

Aqui nessa newsletter eu publico atualizações sobre a minha escrita e as coisas que atrapalham a minha escrita (saúde, emprego, capitalismo tardio e outros prenúncios do Apocalipse), e quando as coisas estão dando mais certo do que errado publico "Técnicas sanguíneas", uma história de vampiros atualmente com 32 capítulos e com a próxima temporada planejada para sair em breve (mais sobre isso depois).

No Verifique Antes de Ler eu atuo como editora-chefe e, com a ajuda dos maravilhosos integrantes do Conselho Editorial e uma planilha à beira de adquirir consciência própria, coordeno um grupo de mais de dez autores para trazer toda semana um texto relevante sobre literatura nacional independente.

No meu blog pessoal eu publico os textos que não encaixam na linha editorial da VAL, essencialmente ensaios reflexivos meio desabafando meio pensando sobre temas aleatórios, e ocasionalmente umas resenhas ou contos.

No Instagram eu comento um pouco sobre as minhas leituras, posto fotos do meu gato, e divulgo meus livros quando tem um lançamento chegando. E falando em lançamentos...

Técnicas sanguíneas

Terminei de escrever o pequeno interlúdio que antecede a terceira temporada de "Técnicas Sanguíneas". Serão quatro ou cinco capítulos — escrevi 5, mas não estou tão satisfeita com o último, então aguardo os comentários dos leitores beta — escritos do ponto de vista de outros personagens, pra apresentar vocês um pouquinho mais da história dos vampiros da cidade.

Se você já leu as duas temporadas anteriores de "Técnicas Sanguíneas" e gostaria de acesso antecipado aos próximos capítulos, responda a esse e-mail! É só me falar se você prefere receber o o arquivo em DOC, PDF ou ODT, o importante é você conseguir comentar. Tudo que eu peço em troca são seus comentários sinceros sobre o que está interessante, o que está confuso, o que você gostou, o que sentiu falta, suas teorias e expectativas para a próxima temporada.

Agora, se você ainda não conhece "Técnicas Sanguíneas", eu criei um índice on-line para os capítulos já publicados. "Técnicas sanguíneas" é a história do (ex) caçador de vampiros Daisuke Koyama, que foi transformado contra a sua vontade e precisa se entender com sua criadora. Não é uma história de ação, e sim de "drama cotidiano". Definitivamente não é um romance, mas gosto de acreditar que os personagens são shipáveis kkkk.

Depois que o interlúdio estiver devidamente betado e editado, pretendo enviar um capítulo por mês. Durante esse tempo, espero estar trabalhando ativamente na terceira temporada. Eu sempre escrevo a temporada inteira antes de enviar para minimizar a quantidade de enrolação e pontas soltas na história. É um trabalho um pouco demorado, então eu espero que o interlúdio ajude a fazer a espera não parecer tão longa.

A Blogueirinha das Calopsitas

O conto que eu não consegui revisar para lançar no dia das bruxas (eu mandei para o revisor e simplesmente não consegui ir lá corrigir os erros que ele apontou) finalmente está devidamente editado e, assim que eu diagramar, fica pronto para ser lançado. Dessa vez vou tentar algo diferente e fazer uma pré-venda. Vocês que me acompanham na newsletter ganham acesso antecipado à sinopse:

Em "A blogueirinha das calopsitas", a bruxa Camilla vive disfarçada entre os mortais: ela ocupa seus dias com seu canal de YouTube sobre calopsitas, e oferece conselhos e acolhimento para suas amigas conforme elas enfrentam diversas desilusões amorosas. Mas Camilla sobreviveu à caça às bruxas durante a Inquisição Espanhola, e não vai se esquecer tão cedo do desamparo e da violência sistêmica contra as mulheres. Depois de partir o coração de uma amiga dela, um ex-namorado tóxico pode esperar uma visita da bruxa para fazer justiça por meios alternativos.

"A blogueirinha das calopsitas" é uma história bastante pessoal que escrevi canalizando momentos de grande raiva feminina, e eu espero que a leitura seja tão catártica pra vocês quanto a escrita foi para mim. O plano é fazer a pré-venda dos dias 15 a 25 de fevereiro, e espero lançar mais uma edição da newsletter até lá para vocês não esquecerem.

Próximos projetos de escrita

Pra não enjoar de "Técnicas sanguíneas", entre os interlúdios e a parte três, quero tirar uns dias para traduzir um conto que pretendo lançar simultaneamente em português e inglês. Não minto: lançar em inglês é puramente uma consequência de querer ganhar em dólar. Fora isso, gostaria de avançar um pouco mais no meu projeto apelidado "Sobre clérigos e necromantes", um drama cotidiano sobre um necromante que quer viajar e se aventurar, mas precisa tomar cuidado, já que muitos países tem leis contra a necromancia, e nem todos os companheiros de viagem ficam tranquilos sabendo que a arma de escolha dele é um zumbi. Quero voltar a atualizar meu blog, se possível publicar algo lá a cada duas semanas, e manter a newsletter mensal.

Notas de rodapé

"Notas de rodapé" é a única seção fixa da newsletter, onde eu falo sobre coisinhas que li, assisti ou joguei.

  • Durante o mês de janeiro participo do desafio Desencalendo para ler 30 livros em 30 dias (meta original) ou só desencalhar coisas mesmo (metas adaptadas). Esses trinta "livros" na verdade são contos e quadrinhos. Dos que eu selecionei, por exemplo, os tamanhos iam de 19 a 68 páginas. Até agora eu li 22, e tem mais uns dias aí, mas já estou bem feliz porque desencalhei bastante coisa que peguei nos eventos de Exploda Seu Kindle.

  • Também terminei de ler "Um contrato de luz e espelhos", do M. P. Neves, uma fantasia baseada nas civilizações da Mesopotâmia na Idade do Bronze. Nela conhecemos Nina, uma contrabandista que quer vender a sua mercadoria mais do que ilegal, pegar o dinheiro e fugir pra bem longe da cidade ocupada de Sarkalla, mas que acaba sendo recrutada pela resistência sarkallana para contrabandear pra fora do palácio uma arma que pode mudar o rumo da guerra, antes que os invasores a encontrem. Esse pano de fundo de guerra e ocupação estrangeira é o que dá o toque sombrio característico dos livros do Marcelo, e esse é provavelmente o melhor até agora.

  • Meu irmão decidiu que não estava usando a própria conta de Minecraft, então instalei no meu computador e comecei um mundo novo. Começar um mundo novo é sempre uma aventura, eu sinto saudade dos recursos que eu já tinha juntado no PC do meu irmão, e tem sempre o fator sorte pra determinar se eu vou encontrar todos os materiais que preciso. Mas também é a fase do jogo quando eu passo mais tempo quebrando pedra, e eu gosto de ficar quebrando pedra. Me relaxa.

Então é isso aí. Quem quiser betar os interlúdios de Técnicas Sanguíneas, não esqueça de responder, e nos vemos no mês que vem.

Reply

or to participate.